A foto abaixo mostra o interior de um controle remoto para travas elétricas de um carro moderno:
Interior de um controle remoto automotivo |
Você pode ver que tudo foi miniaturizado. Há um pequeno chip que cria o código que é transmitido e a pequena cápsula prateada (quase do tamanho da metade de uma ervilha) é o transmissor.
O chip controlador de qualquer controle remoto moderno usa algo chamado código de salto ou um código rotativo para proporcionar segurança. Veja como funciona:
- o chip controlador do transmissor possui um local na memória que retém o código atual de 40 bits. Quando você aperta um botão em seu chaveiro, ele envia aquele código de 40 bits junto com um código de função que informa ao carro o que você quer que ele faça (travar as portas, destravar as portas, abrir o porta-malas, etc);
- o chip controlador do receptor também possui um local na memória que retém o código atual de 40 bits. Se o receptor receber o código de 40 bits esperado, efetuará a função solicitada. Caso contrário, não fará nada;
- tanto o transmissor quanto o receptor usam o mesmo gerador de número pseudo-aleatório. Quando o transmissor envia um código de 40 bits, ele usa o gerador de número pseudo-aleatório para escolher um novo código, que é armazenado na memória. Na outra extremidade, quando o receptor recebe um código válido, usa o mesmo gerador de número pseudo-aleatório para escolher um novo código. Desse modo, o transmissor e o receptor estão sincronizados. O receptor somente abrirá a porta se receber o código que esperado;
- se você estiver a um quilômetro de distância de seu carro e acidentalmente apertar o botão do transmissor, o transmissor e o receptor perderão a sincronização. O receptor soluciona esse problema aceitando qualquer um dos próximos 256 códigos válidos na seqüência de números pseudo-aleatórios. Desse modo, você poderia apertar o botão do transmissor "acidentalmente" até 256 vezes e tudo ficaria bem: o receptor ainda aceitaria a transmissão e efetuaria a função solicitada. Entretanto, se você apertar o botão acidentalmente 257 vezes, o receptor ignorará totalmente seu transmissor. Simplesmente deixará de funcionar.
- gire a chave de ignição para ligar e desligar oito vezes em menos de 10 segundos. Isso informa ao sistema de segurança que o carro deve entrar no modo de programação;
- aperte um botão em todos os transmissores que você quer que o carro reconheça. A maioria dos carros permite no máximo quatro transmissores;
- desligue a ignição.
Você também pode ver que a captura de código não funcionará com um transmissor de código rotativo como esse. Os transmissores de controles de portão de garagem mais antigos enviavam o mesmo código de 8 bits baseado no padrão estabelecido nas chaves de configuração. Alguém podia capturar o código com um rastreador de rádio e facilmente retransmiti-lo para abrir a porta. Com um código rotativo, é inútil capturar a transmissão. Não há maneira de predizer qual número aleatório o transmissor e o receptor escolheram para o próximo código, de modo que retransmitir o código capturado não terá nenhum efeito. Com trilhões de possibilidades, também não há uma maneira de escanear todos os códigos porque seriam necessários anos para fazer isso.
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