Em função dos híbridos custarem mais do que os carros convencionais de tamanhos similares, os compradores ainda debatem se a eficiência no combustível realmente compensa. A resposta depende de fatores como o preço da gasolina, quanto você dirige e por quanto tempo você pretende manter o carro.
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Os custos de manutenção não devem ser considerados como um desses fatores em termos de cálculos financeiros. O motor a gasolina de um híbrido requer a mesma manutenção que qualquer outro carro. Assim que surgiram os híbridos, muitas oficinas hesitavam em trabalhar com eles, e por isso muitas vezes os motoristas precisavam levar o carro até a concessionária – onde na maioria das vezes os consertos são mais caros. Hoje em dia, cada vez mais mecânicos são treinados e estão dispostos a consertar carros híbridos.
Os custos de manutenção de um híbrido podem ser mais baixos do que um carro normal. O motor a gasolina desliga quando o carro está parado ou quando está a baixa velocidade e o motor elétrico é quem está fazendo o trabalho. Isso significa que há um menor desgaste do motor. Nos híbridos menores, a troca de óleo é recomendada a 8.000 km, enquanto que nos veículos normais se recomenda a troca a cada 5.000 km.
O sistema de frenagem regenerativa dos híbridos produz menos calor e isso significa também que as pastilhas e discos dos freios tendem a durar mais.
Na maioria dos carros híbridos, não é necessária manutenção especial alguma no sistema híbrido. Uma exceção é o Ford Escape Híbrido: o filtro de ar do sistema elétrico de bateria deve ser trocado a cada 65.000 km a 80.000 km.
Sempre há, no entanto, a possibilidade de que alguma parte do sistema especial do híbrido – na maioria das vezes as baterias maiores – venham a falhar. Os híbridos vendidos atualmente normalmente têm garantia do sistema híbrido por oito anos/160.000 km ou dez anos/240.000 km. Mas se você não teve sorte e o sistema híbrido do seu carro estragou depois dessa quilometragem, o custo pode ser estarrecedor. A boa notícia é que a maioria dos fabricantes reduziu o preço das baterias de substituição. Nos primeiros dias dos híbridos, as baterias chegavam a custar mais de US$ 8 mil. Hoje custam algo em torno de US$ 2 mil.
fonte: http://carros.hsw.uol.com.br/
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