CRONOLOGIA DO OMEGA

1992 - Inicio produção GLS 2.2 e CD 3.0 (julho)
1993 - Início de produção da perua Suprema (março
1994 - Omega Diamond 3.0
1995 - Motorização 2.2 e 4.1 (126 e 168 cv
1996 - Fim da Suprema com 12.221 unidades produzidas (julho
1998 - Término produção no Brasil em 31 de Julho com 93.282 unidades
1999 - Inicio de importação da Austrália com motor V6 3.8 (200 cv)
2001 - Leve reestilização, novos faróis com lente de policarbonato, grade única. Na traseira a lanterna passou a ser dividida em duas. Controle de tração e direção com assistência Variotronic.
2003 - Reestilização do importado
2005 - Leve reestilização, novo motor V6 3.6 com 258 cv
2007 - Nova geração com maior distância entreeixos e motor V6 3.6 com 250 cv (agosto)
2010 - Edição Fittipaldi com motor Alloytec V6 3.6 SIDI de injeção direta e 292 cv (novembro

  • Pontos Positivos
Conforto
Espaço interno
Robustez mecânica
Estilo
Estabilidade
Bem equipado

Atenção: escolha o automático. Os de câmbio manual, preferidos dos jovens, são menos valorizados no mercado;
Veja se os vidros elétricos funcionam. A troca de cada máquina fica em 1 500 reais. Fora da autorizada o preço cai 40%;
Ao optar pela versão CD, saiba que o 3.0 tem motor alemão e, portanto, manutenção mais cara que o 4.1 nacional;
Descarte de cara os GL e GLS com motor 2.0 ou 2.2. Pouco potentes e mal equipados;
Para testar o câmbio automático coloque a alavanca em Drive, pise no freio com o pé esquerdo e acelere lenta e progressivamente. Não saiu da faixa de 2000 rpm a 3000 rpm? Pode comprar. Se passar disso, há problemas com o conversor de torque. Portanto o câmbio está, como se diz popularmente, patinando. O conserto fica em no mínimo 5000 reais. Descarte;
Fuja da cor branca, principalmente em GL e GLS: "dez entre dez" foram usados como táxi.

  • Pontos Negativos
Seguro caro
Consumo elevado
Alto preço das peças de reposição


FONTE: http:www.carrosweb .com.br

O Fim do Omega Suprema

Em 1996 foi decretado o fim da perua Suprema. O Brasil ficou sem um veículo familiar na categoria. Com a chegada do utilitário Blazer, as próprias concessionárias pediram o fim da perua com medo da tão temida “canibalização”, mesmo sendo veículos de categorias distintas.

Em 1997 o volante diminuía de tamanho e a qualidade do acabamento também. A versão mais barata, GLS (a GL não fez sucesso), perdia itens de conforto e conveniência em prol do corte nos custos.

A produção do Chevrolet Omega, marco tecnológico da indústria brasileira, foi encerrada no ano de 1998 no Brasil. Seu sucessor vem da Austrália: trata-se do Holden Comodore, mais caro e que deve ganhar uma nova geração ainda em 2007. Ainda assim, para muitos entusiastas, não houve um substituto a altura para o Omega nacional.



Fonte: Wikipedia
Data: 17/10/2007