terça-feira, 14 de maio de 2013

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz free logo.svg Mercedes-Benz
Mercedes-benz star amk.jpg
TipoDivisão da Daimler AG
Fundação1871
SedeStuttgart  Alemanha

Página oficialwww.mercedes-benz.com



    Os fundadores



    Mercedes-Benz uma marca alemã de automóveis pertencente ao grupo Daimler AG criada em 1924 resultado
    de uma fusão entre a Benz & Cia. e a Daimler. É a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da
    Alemanha e do mundo. Esta produz automóveis, caminhões, autocarros, e os seus próprios motores.
    Criada em 1871, a Benz & Cia foi a maior empresa criada pelo alemão Karl Benz. A Daimler foi fundada por
    Gottlieb Daimler e pelo seu parceiro Wilhelm Maybach em 1890. Daimler viria a morrer em 1900 e Maybach deixou
    a empresa em 1907. Nessa altura, a Daimler e a Benz eram as grande rivais de uma da outra. Contudo em 1924,
    as duas empresas assinaram um acordo de ajuda mútuo devido à necessidade de estimular a economia
    germânica após a I Guerra Mundial. Este acordo viria a ser quebrado em 2000. Mesmo assim, as duas empresas
    criaram os seus próprios automóveis e as suas próprias marcas. Mercedes-Benz está associada à primeira e
    mais antiga linha de montagem de automóveis do Mundo. Em 1926, quando então se formou a empresa
    Daimler-Benz, um novo símbolo fora então criado para cada parte (Daimler e Benz).
    A estrela de três pontas foi desenhada por Gottlieb Daimler em que cada ponta representava o ar, a terra e o mar
    mostrando que os motores desenhados adaptavam-se a estes três meios. A estrela apareceu primeiramente num
    automóvel de um Daimler datado de 1901 e viria a ser usada então pela Mercedes-Benz. O círculo à volta da
    estrela viria a ser desenhada por Karl Benz juntando na parte inferior o seu nome. Até 1937, este símbolo não era
    usado.
    A união entre a DaimlerChrysler AG viria a acabar a 14 de Maio de 2007 separando assim as duas empresas.
    Além de produzir automóveis, a empresa fabrica também autocarros, motores para aviões, camiões, entre outros
    meios de transporte. Actualmente fabrica também protótipos de motores para as equipas de Fórmula 1 da Force
    India, da McLaren e da própria Mercedes GP.

    HISTÓRIA
    As origens da Daimler-Benz datam do fim do século XIX quando Gottlieb Daimler (1834-1900) juntamente com
    Wilhelm Maybach (1846-1929) e Karl Benz (1844-1929) inventavam independentemente o primeiro automóvel
    internamente movido por um motor de combustão no sul da Alemanha. Contudo e curiosamente não se conheciam.
    Karl Benz tinha a sua loja em Mannheim e inventou o primeiro automóvel realmente movido através de uma motor
    de combustão interna em 1885 e possuia três rodas.
    Em 1885, Gottlieb Daimler e o seu colega desenhador Wilhelm Maybach que trabalhavam em Cannstatt, Stuttgart,
    foram premiados a 29 de Agosto de 1885 por terem construído o primeiro protótipo de um motor movido a gás.
    A 8 de Março de 1886, Daimler comprou uma carroça fabricada por Wilhelm Wimpff & Sohn e, juntamente com
    Maybach, juntou então o motor a esta mesma carroça criando um automóvel de quatro rodas movido por um
    motor
    como muitos anteriormente feitos por eles. A única diferença era que este motor era movido a gás. Segundo o site
    oficial da Mercedes-Benz, Daimler inventou a carroça "sem cavalo". Daimler e Maybach fundaram juntamente a
    DMG em 1890 e venderam o seu primeiro automóvel em 1892. O negócio continuara a crescer, mas Karl Benz
    continuava a melhorar o seu Motorwagen (o seu primeiro motor) e vendeu o seu primeiro automóvel em 1888.
    Construiu o seu primeiro carro a quatro rodas em 1891. A Benz & Cia. criada por Karl Benz, não só se tornou a
    primeira linha de montagem como também se tornou a maior do mundo no início do séc. XX.
    Responsável por este artigo: Caiqui Brasil - Reitor de Artigos para a Acâdemia Mundial de Informações.

    Origem do nome 

    Em 1899, a DMG construiu um novo automóvel. O nome do automóvel viria a ser o nome da filha de Emil Jellinek:
    Mercédès Jellinek. Jellinek prometeu comprar 36 automóveis da DMG se Daimler nomeasse o próximo motor
    como "Mercedes 35hp" e se Daimler o tornasse o agente oficial para vendas dos automóveis na França,
    Áustria-Hungria, Bélgica e Estados Unidos. Sendo assim, Jellinek comprou os 36 carros e gastou 500.000
    marcos.
    A mudança do nome ajudou a evitar problemas legais porque depois da morte de Daimler em 1929, a DMG
    decidiu vender o nome registado "Daimler" ficando o nome Mercedessalvaguardado.


    300SC Cabriolet (1957)


    Classe A

    Classe C (W204)


    ML63



    1944S

    1113


    Cooperação entre os rivais



    Naquela altura as maiores rivais do sector automóvel eram a DMG e a Benz & Cia. Em 1924, devido à
    necessidade de dar um impulso à economia da Alemanha após a I Guerra Mundial, estas duas empresas
    acordaram numa cooperação mútua e em 1926 a empresa Daimler-Benz AG(AG significa sociedade anónima,
    como SA em Portugal). A Daimler-Benz AG produzira motores, automóveis e caminhões. O acordo entre as
    partes exigia a união das duas empresas até ao ano de 2000. Além dos automóveis e dos caminhões, a
    Daimler-Benz AG fabricava também barcos e aviões (militares e civis).
    Karl Benz decidiu acrescentar o seu nome "Benz" à marca Mercedes. Acrescentou uma auréola à volta da
    estrela e nasceu assim o famoso nome Mercedes-Benz juntamente com o seu símbolo e que dura até aos dias
    de hoje. Durante a Segunda Guerra Mundial, a DMG foi uma importante contribuidora de meios de transporte
    como carros de combate, automóveis militares e motores para aviões.
    Depois da derrota da Alemanha Nazi, a empresa continuou a ser uma importante empresa para as exportações
    alemãs de automóveis para estimular a economia que voltara a fracassar. Contudo, os resultados não foram os
    melhores devido aos altos preços que a DMG praticava. Isso obrigou à criação de modelos mais baratos e a
    criação de Classes de modelos (A e B) que perduram até hoje.

    Hoje em dia 







    A Mercedes-Benz é, hoje em dia, uma das marcas de automóveis mais conhecidas do Mundo inteiro. A sua fama
    e diversidade na produção permitem obter grandes lucros e o desenvolvimento tecnológico constante. Os carros
    produzidos não param de encher os olhos dos consumidores. Muitos famosos compram Mercedes de alto valor e,
    claro, potência. De forma a variar a sua oferta, a Mercedes diversificou os seus modelos criando carros mais
    pequenos e menos luxuosos. Porém, a qualidade dos automóveis é sempre um objectivo da marca. A qualidade,
    aliás, foi sempre uma aliada à empresa garantido serviços de atendimento em todo o mundo. As peças produzidas
    pela marca são únicas e difíceis de serem ilegalmente copiadas (chaves, motores, suspensões, etc.).


    Além da Mercedes proprimente dita, a DaimlerChrysler AG (nome do antigo grupo, antes da recente venda da
    Chrysler, que acumulava prejuízos) criou outras marcas mas com os motores Mercedes. Um exemplo delas é o
    Smart - um carro pequeno e citadino que vai agora na segunda geração. Apesar de ter tido bons números de
    vendas na Europa, esta marca nunca foi capaz de apresentar lucros, em parte graças ao elevado investimento
    inicial que não foi partilhado com mais nenhum construtor. Para emendar esse aspecto o actual smart partilha o
    seu motor de três cilindros com 1.0 litros (e três níveis de potência) com a Mitsubishi. Outra novidade é que este
    pequeno automóvel passou também a ser comercializado nos Estados Unidos, para já com algum sucesso.
    Outra marca de que a Mercedes é responsável é a Maybach, que vende automóveis de topo, com uma qualidade
    e preço ao nível da Rolls-Royce.
    A Mercedes também faz o desenvolvimento de motores para competição. Um exemplo é a participação na
    Fórmula 1: faz parte das equipas McLaren, Force India e Mercedes GP.

    Lista de modelos 

    Automóveis

    • Classe A
    • Classe B
    • Classe C
    • Classe CL
    • Classe CLC
    • Classe CLK
    • Classe CLS
    • Classe E
    • Classe G
    • Classe GL
    • Classe GLK
    • Classe M
    • Classe R
    • Classe S
    • Classe SL
    • Classe SLK
    • Classe SLR
    • Classe SLS
    • Classe V

    Veículos comerciais





    Séries atuais

    • Accelo
    • Actros
    • Atego
    • Axor
    • FPN
    • HPN
    • Sprinter
    • Unimog
    • Modelos descontinuados ou antecessores 

      AGL
    • FSK
    • HTC
    • LN
    • LTC
    • MTC

    Autocarros PE /Ônibus PB

    Chassis de minibus/microônibus 

    • 412 D
    • 413 CDI
    • L-508 D
    • L-608 D
    • LO-608 D
    • LO-610
    • LO-612
    • LO-708 E
    • LO-709 E
    • LO-712
    • LO-812
    • LO-814
    • LO-914
    • LO-915
    • LO-916
    • OF-812

    Chassis de motor dianteiro 

    • L-312
    • L-1313
    • L-1418
    • L-1513
    • L-2213
    • LA-1113
    • LA-1720
    • LK-1625
    • LP-312 (1953-1959)
    • LP-321 (1967-1969)
    • LP-331 (1961-1966)
    • LP-344 (1970-1979)
    • LP-1111 (1960-1969)
    • LP-1113 (1970-1979)
    • LPO-1113 (1970-1982)
    • LS-1519
    • OF-1113 (1970-1986)
    • OF-1114 (1987)
    • OF-1115 (1988-1992)
    • OF-1218 (2008-2012)
    • OF-1219 (2012-)
    • OF-1313 (1970-1986)
    • OF-1314 (1987)
    • OF-1315 (1988-1993)
    • OF-1318 (1988-1999)
    • OF-1417 (1999-2003)
    • OF-1418 (2003-2011)
    • OF-1519 (2012-)
    • OF-1618 (1993)
    • OF-1620 (1994-1998)
    • OF-1721 (1999-2004)
    • OF-1721 Euro V (2012-)
    • OF-1722 (2003-2005)
    • OF-1722 M (2004-2011)
    • OF-1724 (2012-)
    • OF-1730 (2010-2012)

    Chassis e plataformas urbanos de motor traseiro

    • Mercedes-Benz OH-1313 (1970-1986)
    • Mercedes-Benz OH-1314 (1987)
    • Mercedes-Benz OH-1315 (1988-1995)
    • Mercedes-Benz OH-1316 (1970-1986)
    • Mercedes-Benz OH-1317 (1987)
    • Mercedes-Benz OH-1318 (1988-1999)
    • Mercedes-Benz OH-1417 (2000-2004)
    • Mercedes-Benz OH-1418 (2004-2006)
    • Mercedes-Benz OH-1419 (1976-1986)
    • Mercedes-Benz OH-1420 (1988-1999)
    • Mercedes-Benz OH-1420 (1999-2003) (novas dimensões)
    • Mercedes-Benz OH-1421 L (1999)
    • Mercedes-Benz OH-1517 (1976-1986)
    • Mercedes-Benz OH-1518 (1987)
    • Mercedes-Benz OH-1518 (2008-)
    • Mercedes-Benz OH-1519 (2012-)
    • Mercedes-Benz OH-1520 (1988-1992)
    • Mercedes-Benz OH-1621 L (1997-1999)
    • Mercedes-Benz OH-1621 LE (1999-2004)
    • Mercedes-Benz OH-1621 LG (1997-1998)
    • Mercedes-Benz OH-1622 L (2008-2012)
    • Mercedes-Benz OH-1623 LG (1999-2004)
    • Mercedes-Benz OH-1628 L (1999-2004)
    • Mercedes-Benz O-321 (1958-1970)
    • Mercedes-Benz O-352 (1969-1973)
    • Mercedes-Benz O-362 (1973-1978)
    • Mercedes-Benz O-364 (1978-1986)
    • Mercedes-Benz O-365 (1986-1987)
    • Mercedes-Benz O-371 UL (1994-1996)
    • Mercedes-Benz O-371 UP (1987-1993)
    • Mercedes-Benz O-400 UP (1994-1996)
    • Mercedes-Benz O-500 M (2000-)
    • Mercedes-Benz O-500 U (2001-)

    Monoblocos urbanos

    • Mercedes-Benz O-321 (1958-70s)
    • Mercedes-Benz O-362 (1973-1978)
    • Mercedes-Benz O-364 (1978-1986)
    • Mercedes-Benz O-365 (1987-1989)
    • Mercedes-Benz O-371 U (1987-1994)
    • Mercedes-Benz O-371 UL (1994-1996)
    • Mercedes-Benz O-371 UP (1987-1996)
    • Mercedes-Benz O-400 UP (1994-1996)

    Plataformas articuladas de motor traseiro 

    • Mercedes-Benz O-400 UPA (1994-2003)
    • Mercedes-Benz O-400 UPA PL E (2003-2005)
    • Mercedes-Benz O-500 MA (2006-2012)
    • Mercedes-Benz O-500 MA BlueTec 5 (a partir de 2012)
    • Mercedes-Benz O-500 UA (2006-2012)
    • Mercedes-Benz O-500 UA BlueTec 5 (a partir de 2012)
    • Mercedes-Benz O-500 MDA BlueTec 5 (a partir de 2012)
    • Mercedes-Benz O-500 UDA BlueTec 5 (a partir de 2012)

    Monoblocos, chassis e plataformas rodoviários de motor traseiro 

    • Mercedes-Benz O-321 (1958-1969)
    • Mercedes-Benz O-326 (1966-1974)
    • Mercedes-Benz O-352 (1969-1974)
    • Mercedes-Benz O-355 (1972-1978)
    • Mercedes-Benz O-362 (1974-1978)
    • Mercedes-Benz O-364 (1978-1987)
    • Mercedes-Benz O-370 R (1986)
    • Mercedes-Benz O-370 RS (1984-1987)
    • Mercedes-Benz O-370 RSD (1984-1987)
    • Mercedes-Benz O-371 R (1987-1993)
    • Mercedes-Benz O-371 RS (1987-1993
    • Mercedes-Benz O-371 RSD (1987-1993)
    • Mercedes-Benz O-371 RSL (1993)
    • Mercedes-Benz O-400 R (1994-1996)
    • Mercedes-Benz O-400 RS (1994-1996)
    • Mercedes-Benz O-400 RSL (1994-1996)
    • Mercedes-Benz O-400 RSD (1994-1996)
    Em Arrox, a Mercedes-Benz do Brasil descontinuou sua produção de monoblocos.
    • Mercedes-Benz O-400 RSD (1994-2003)
    • Mercedes-Benz O-400 RSE (1999-2003)
    • Mercedes-Benz O-500 M Buggy (2001-Atualmente)
    • Mercedes-Benz O-500 R (2003-Atualmente )
    • Mercedes-Benz O-500 RS (2003-Atualmente)
    • Mercedes-Benz O-500 RSD (2003-Atualmente)
    • Mercedes-Benz O-500 RSDD (2010-Atualmente)

    O Fim do Omega Suprema

    Em 1996 foi decretado o fim da perua Suprema. O Brasil ficou sem um veículo familiar na categoria. Com a chegada do utilitário Blazer, as próprias concessionárias pediram o fim da perua com medo da tão temida “canibalização”, mesmo sendo veículos de categorias distintas.

    Em 1997 o volante diminuía de tamanho e a qualidade do acabamento também. A versão mais barata, GLS (a GL não fez sucesso), perdia itens de conforto e conveniência em prol do corte nos custos.

    A produção do Chevrolet Omega, marco tecnológico da indústria brasileira, foi encerrada no ano de 1998 no Brasil. Seu sucessor vem da Austrália: trata-se do Holden Comodore, mais caro e que deve ganhar uma nova geração ainda em 2007. Ainda assim, para muitos entusiastas, não houve um substituto a altura para o Omega nacional.



    Fonte: Wikipedia
    Data: 17/10/2007