Como funcionam os conversores de torque
Se você já leu sobre câmbios manuais, sabe que um motor é conectado ao câmbio por meio de uma embreagem. Sem essa conexão, um carro não seria capaz de parar completamente sem deixar o motor morrer. Mas carros com câmbio automático não possuem uma embreagem para desconectar o câmbio do motor. Em vez disso, eles utilizam um engenhoso dispositivo chamado conversor de torque. Ele pode não parecer grande coisa, mas o mecanismo interno é muito interessante.
Neste artigo, aprenderemos por que carros com câmbio automático necessitam de um conversor de torque, como ele funciona e alguns dos seus benefícios e desvantagens.
O Fim do Omega Suprema
Em 1996 foi decretado o fim da perua Suprema. O Brasil ficou sem um veículo familiar na categoria. Com a chegada do utilitário Blazer, as próprias concessionárias pediram o fim da perua com medo da tão temida “canibalização”, mesmo sendo veículos de categorias distintas.
Em 1997 o volante diminuía de tamanho e a qualidade do acabamento também. A versão mais barata, GLS (a GL não fez sucesso), perdia itens de conforto e conveniência em prol do corte nos custos.
A produção do Chevrolet Omega, marco tecnológico da indústria brasileira, foi encerrada no ano de 1998 no Brasil. Seu sucessor vem da Austrália: trata-se do Holden Comodore, mais caro e que deve ganhar uma nova geração ainda em 2007. Ainda assim, para muitos entusiastas, não houve um substituto a altura para o Omega nacional.
Fonte: Wikipedia
Data: 17/10/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário